A
mensagem foi dada. O presidente do PROCON-MA, Duarte Junior, deu o recado
quando esteve em Coroatá para a inauguração do novo prédio do Viva, onde
funcionará também o PROCON e JUCEMA. Ele deixou claro que o órgão vai exigir
que as Agências Bancárias respeitem seus clientes.
“Eles
(os Bancos) precisam se adequar. Não tem outra escolha, ou respeitam os
clientes ou serão multados”, disse.
Para
fazer uma denúncia o consumidor pode realizar a formalização na unidade
localizada no Viva, na Avenida da Bandeira, nº 699, Centro, de segunda a
sexta-feira, das 8h às 18h. Os documentos necessários são cópias da identidade,
CPF, comprovante de residência e documentos pertinentes à reclamação. Se preferir, a denúncia também pode ser feita
pelas redes sociais (instagram: @proconmaranhao, twitter: @proconmaranhao e
facebook: Procon Maranhão) ou por meio do aplicativo do Procon, disponível nos
sistemas Android e IOS.
As
primeiras fiscalizações já foram feitas
Após
a inauguração do Procon/MA em Coroatá, os fiscais de São Luís em parceria com o
coordenador de fiscalização de Codó, Tomé Mota, e os fiscais do município,
realizaram fiscalização nas agências bancárias do Banco do Brasil, Bradesco e
Banco da Amazônia. As irregularidades encontradas foram a ausência de
informativo sobre a Lei n°8.711/2007 contendo o telefone do Procon/MA para
reclamações, inexistência das divisórias entre os caixas de autoatendimento e
as filas, com tempo de espera superior ao previsto. Os bancos terão 10 dias
para apresentar justificativas e melhorar os serviços.
As
equipes também vistoriaram o Posto Ipiranga, na Avenida 1, mas não encontraram
irregularidades. Na ocasião, os fiscais de Coroatá puderam conhecer mais sobre
os procedimentos no momento de realizar a fiscalização. A equipe também foi
capacitada para atender os consumidores locais no mesmo padrão das outras
unidades distribuídas pelo estado.
Fonte: Coroatá online